quarta-feira, 8 de março de 2017

Luxúria no Inferno de Dante: O Pecado Mortal Contra o Ego

A primeira pergunta que talvez lhes venha a mente é por que a luxúria seria um pecado contra o ego, uma vez que é sempre direcionado a outra pessoa, tratando-se do uso de outro ser humano para a gratificação pessoal e sexual.
A noção de pecado de Dante é formada em grande parte pela obra do Santo Tomás de Aquino. Em sua célebre Summa Theologiae, Aquino defende que qualquer maldade ou pecado é uma forma de autodestruição. Ele supõe que, em princípio, a natureza dos seres humanos é boa e racional. Aquino acredita que essa natureza, a do animal racional, foi criada por Deus com o propósito de perseguir a bondade e, mais especificamente, as virtudes. Quando uma pessoa abandona esse propósito natural, fere a si mesma, pois fazer algo que não foi criada para fazer. Entra em guerra consigo mesma e com sua própria natureza.
Porque Aquino tinha essa visão peculiar do pecado? Um dos motivos é porque ele aceitava a afirmação de Boécio, de que a bondade e a existência são permutáveis. Em outras palavras, tudo que existe possui uma parcela de bondade, por ter sido criado por Deus.

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